segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um bom professor e o 04 de Julho

Este texto ainda não passou pela revisão
Lembro-me de quando era criança e fã do super astro Tom Cruise de Top Gun (1986), que eu queria muito ver o filme Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July) (1989) do diretor Oliver Stone. Na época, houve restrições por parte dos meus pais para que eu não visse o filme até o final. Até entende-se o porquê, visto que a película de 144 minutos, não é para crianças...De fato, o drama conta a história baseada no livro do veterano de guerra e agora ativista, Ron Kovic, interpretado magistralmente por Cruise, cujo personagem, um jovem patriota e idealista, se alista para a Guerra do Vietnã. Retorna para casa tetraplégico e, obviamente, amargurado. Mas a luta heróica de Kovic só estava começando....
O diretor Oliver Stone, também ex-combatente no Vietnã, conhecido do grande público por filmes como Platoon (1986) (ótimo por sinal!) e por atacar insistentemente os horrores desta guerra, revela em Nascido em 04 de Julho, a vida difícil daqueles que conseguiram retornar. Recentemente, Stone causou polêmica com o filme Ao sul da fronteira, em que seus críticos o acusam de não ter sido imparcial em certas questões nas relações EUA - América do Sul, ao entrevistar os presidentes sul-americanos, principalmente, o presidente Hugo Chávez da Venezuela.
Tudo que escrevi até agora é para comentar um pequeno vídeo que vi na internet e que me pareceu preocupante, intitulado provavelmente por quem o postou de Um bom professor (veja abaixo o vídeo ou no nosso canal de vídeos). Sem querer demonstrar preferências, muito menos parecer crítica aos "costumes ianques de ser", o vídeo mostra um professor norte-americano explicando sua teoria sobre os atentados do 11 de setembro, sendo constantemente interrompido por dois jornalistas da rede de televisão FOX News. Não faço idéia de quem comenta o vídeo em português logo no início (até 1:33), mas percebe-se que o professor norte-americano tenta explicar que os atentados do dia 11/09 foram um "problema interno", no entanto tal professor não consegue dar seguimento às suas explicações, simplesmente porque os tais jornalistas o interrompem de forma até rude. Caro (a) leitor (a) amigo (a), tire suas próprias conclusões e depois deixe seu valioso comentário:




Aqui estão informações sobre o filme Nascido em 04 de Julho e  o trailer deste:



Ficha técnica:

titulo original: (Born on the Fourth of July)
lançamento: 1989 (EUA)
direção: Oliver Stone
atores: Tom Cruise , Bryan Larkin , Raymond J. Barry , Caroline Kava , Josh Evans
duração: 144 min
gênero: Drama

Sinopse:
Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.
>>>>>Dados do site Adoro Cinema

Sobre as críticas do filme Ao sul da fronteira de Oliver Stone, veja nos sites abaixo:

Trailer do Filme do filme Ao sul da Fronteira (South of the border)  :


Site do filme Ao Sul da fronteira (em inglês)http://southoftheborderdoc.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário