quarta-feira, 14 de julho de 2010

Hoje na História: 14 de Julho - A Revolução Francesa

No dia 14 de Julho de 1789, caía um dos símbolos da monarquia absolutista francesa: a fortaleza da Bastilha - prisão criada para os opositores do regime. Algumas pessoas denotam equivocadamente este acontecimento como o início da Revolução Francesa, sem terem em mente que toda revolução é um processo histórico, isto é, de permanência e rupturas. Portanto, o conceito de revolução abrange os acontecimentos que a antecederam, bem como, as suas causas e, posteriormente, suas conseqüências. Alguns historiadores demarcam a Revolução Francesa como o início da Idade Contemporânea, tamanha a influência que este acontecimento teve em outros movimentos de independência, como na América. Para saber um pouco mais sobre a Revolução Francesa clique na imagem abaixo:




A queda da Bastilha - clique aqui!


Elaborei alguns exercícios básicos sobre a Revolução Francesa. Veja a seguir:

EXERCÍCIOS:

1.
“O que é o terceiro estado? Tudo. O que ele tem sido na política francesa até hoje? Nada. O que ele pede? Ser qualquer coisa.”
                                                                  Sieyés – abade francês - 1789

A frase acima é do abade francês Sieyés em 1789, às vésperas da Revolução Francesa. Baseado nisto, cite qual ou quais grupos representavam o terceiro estado francês no início do século XVIII e explique a relação deste com a revolução.

2.


“A Liberdade Guiando o Povo, quadro no qual Eugène Delacroix (1798-1863) mostra a revolta da população parisiense, que, mobilizada pelas idéias liberais, em 1830, sai às ruas para pôr fim ao absolutismo.”
Baseado na afirmação acima, responda ao que se pede:
a)                 Quais foram as principais causas da Revolução Francesa?
b)                 Quais foram os principais clubes revolucionários que surgiram na primeira etapa da revolução e suas características?

3.
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.
Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.(...)

O trecho acima retirado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789, revela como a revolução foi influenciada pelos princípios iluministas. Baseado nesta informação, responda quais princípios iluministas eram estes?

Gabarito em vermelho desta questões:
1ª Questão:
O aluno poderá descrever a situação do terceiro estado francês antes da revolução (pagavam impostos e eram submetidos aos dois primeiros estados), caracterizá-lo (alta e baixa burguesia, sans-cullotes e camponeses), além de relacioná-lo com a Revolução Francesa e denotá-la como uma revolução essencialmente (não totalmente) burguesa e de caráter liberal.
2ª Questão:
a)                  O aluno poderá citar pelo menos três dentre as demais causas da Revolução Francesa: a crise da agricultura, o aumento das dívidas e das despesas do Estado, devido à Guerra dos Setes anos e a Guerra da Independência dos EUA; a diminuição do mercado externo francês, devido à perda de importantes áreas coloniais; o Tratado de comércio (Éden – Rayneval), de 1786, em que os produtos industriais ingleses entravam com baixas tarifas alfandegárias no mercado francês, destruindo a nascente indústria francesa.
b)                 O aluno poderá citar os Girondinos ou a alta burguesia (políticos moderados que defendiam a República liberal que garantisse a propriedade privada); os Jacobinos ou a baixa burguesia (políticos mais radicais que lutavam por uma República Democrática e igualitária; além do grupo Pântano (políticos de caráter centrista, indecisos que votavam ora com os Girondinos, ora com os Jacobinos.
3ª Questão:
O aluno poderá citar alguns dentre os demais princípios iluministas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789): o caráter universal do documento no que diz respeito aos direitos que a natureza conferiu a todo ser humano; os direitos do Estado como correlato aos direitos do homem, além do impedimento a qualquer forma de poder arbitrário.
------------------------------------------------
Para mais informações:
Acesse os links:

Leia os livros:
GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2008. 
HOBSBAWN, Eric. J. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 
SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. 9. ed. Rio de Janeiro: Difel, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário