quinta-feira, 1 de julho de 2010

Revista Super Interessante e os 19 mitos da História do Brasil

O texto a seguir ainda passará por revisão

A revista Superinsteressante da editora Abril, lançou em Junho de 2010, ed. 279, a matéria de capa: 19 mitos que você aprendeu sobre o Brasil - Santos Dumont não inventou o avião. A feijoada não veio da senzala. Saiba como uma nova geração de historiadores está reescrevendo tudo o que nos ensinaram na escola. Matéria esta assinada pelo historiador Leandro Narloch, autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Confesso que eu ainda não li o referido livro, mas estou curiosa pelo trabalho deste historiador, depois que passei os olhos na matéria da revista. Mais interessante ainda foi a edição de Julho da SUPER, em que os leitores de opiniões diversas, comentaram o texto de Narloch. Fiquei feliz ao saber que as pessoas se interessam pela História do nosso país, mesmo em uma matéria que possa suscitar polêmicas tão grandes como as que: se Santos Dumont foi ou não o pai da aviação ou se o escultor de estilo barroco, Aleijadinho, realmente é o autor de mais de 400 obras que se encontram nas belas cidades históricas de Minas Gerais. 
Santos Dumont: com certeza um gênio

O Aleijadinho de Vila Rica: quadro de Henrique Bernadelli


Capa do Livro de Leandro Narloch
O que eu gostaria de ressaltar neste pequeno post é que, mais uma vez, o historiador não trabalha com "achismos". O profissional de História ( ainda que esta carreira não seja regularizada no nosso país - sem comentários !) trabalha com métodos específicos ao averiguar uma ou mais fontes históricas. Não faço aqui nenhuma referência a ninguém da matéria em si, visto que os pesquisadores mencionados na revista tiveram a coragem de expor suas ideias, ou melhor, suas pesquisas, mesmo que isso venha a desagradar a certos setores de nossa população, que pensam ainda que a História de uma nação seja reflexo da História dos grandes acontecimentos (leiam-se datas), dos grandes personagens; ou de um povo passivo - vítima dos grupos dominantes. Sem um patriotismo exagerado que denota  em parte suas ligações com o positivismo dos séculos XIX/XX e, também, sem as referências aos conteúdos de teor marxista; o que muitos dos historiadores desejam é uma História do Brasil viva, isto é, presente no cotidiano de nosso país, na nossa memória, na nossa cultura e no exercício de nossa cidadania- e sempre que possível, questionada e revisada por profissionais capacitados que se propõem a isso.
Na revista, vocês ainda encontrarão discussões em torno da Guerra do Paraguai, da relação entre a Inglaterra e o fim da escravidão no Brasil; a vida de alguns escravos alforriados e a imagem construída em cima da figura do bandeirante. 

Site da Revista Super Interessante: http://super.abril.com.br/
Sinopse e capa do livro Guia Politicamente....de Leandro Narloch: sinopse do livro
Sobre o Positivismo: Mundo dos Filósofos

Imagens:

Para saber mais:

2 comentários:

  1. Cara, se o historiador não trabalha com achismo, não sei de onde então ele tirou que não foi Santos Dummont o inventor do avião, se a pesquisa tivesse sido feita ele provaria usando matematica que o Flyer não voa sozinho, era somente um planador que carregava um motor, bem diferente de um avião.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcelo, agradeço sua visita e seu comentário. Aliás, este me deu uma ideia de produzir um post somente sobre Santos Dumont e os irmãos Wright. Espero contar mais uma vez com sua presença. Abçs, Carla.

    ResponderExcluir