domingo, 12 de junho de 2011

História de São Valentim - História e Tradição - Dia dos Namorados e São Valentim 2011

O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menosdois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.

As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data. Vejam mais em:
História de São Valentim - História e Tradição - Dia dos Namorados e São Valentim 2011

O Globo :: Rio :: Festa Junina

O Globo :: Rio :: Festa Junina

Celebração medieval que foi incorporada pela Igreja Católica, a festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos padres jesuítas durante o processo de colonização no século XVI. Os religiosos portugueses usavam as festividades cristãs para passar o ideário da doutrina da Igreja aos índios. Inicialmente, a comemoração não tinha o formato que conhecemos hoje, mas com o tempo foi sofrendo um processo de hibridismo cultural. A comida foi modificada, e a dança e a música incluídas.

domingo, 5 de junho de 2011

Filme "Cafundó" com Lázaro Ramos



Amigos do JHistBlog,


Ontem eu assisti a um filme com o grande ator, Lázaro Ramos. O nome da película é "Cafundó" e trata das questões relativas ao sincretismo religioso brasileiro. Grande parte do filme é ambientada no final do século XIX. O personagem João de Carmago vivido por Lázaro é um ex-escravo, que escuta vozes e tem visões e junto com um outro amigo liberto luta pela sobrevivência. Após uma decepção amorosa, João de Camargo passa por uma verdadeira transformação e funda uma pequena igreja, com imagens de pretos velhos, entidades africanas e santos católicos. Ao que parece, João de Camargo existiu e morreu em 1942.

Recomendo o filme no sentido de entendermos um pouco mais sobre o universo de nossa rica cultura.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mensagem para os amigos do JHistBlog

Prezados amigos do JHistBlog,

Estive afastada do nosso site para resolver questões acadêmicas. Em breve, eu postarei assuntos diversos relacionados à nossa querida ciência ou à cultura em geral. Peço-lhes desculpas pela minha ausência e por mudar os aspectos relacionados à privacidade. Infelizmente, usaram nossa caixa de mensagens (cbox) para bater papo, jogar conversa fora, etc. Eu quis apenas propiciar um espaço para que alguns estudantes ou colegas de profissão deixassem suas mensagens com críticas/ sugestões ou até os endereços de seus blogs, o que alguns gentilmente já estavam fazendo. No entanto, outras pessoas usaram o nosso cbox (chat) como um messenger particular e esse não é o nosso objetivo.
Bem, meus amigos, espero que dêem uma olhada aqui de vez em quando e comentem os posts que em breve aparecerão.


Outra coisa importante: o nome do nosso blog mudou: Jovens na História Blog agora é JHistBlog


Estamos atualizando aos poucos...

Um grande abraço.