- Acho que vou votar no fulano.
- É?
- Sim. Não tem outro. Ele vai ganhar mesmo. É melhor votar nele.
[A outra pessoa fez que sim com a cabeça.]
- Em quem nós temos que votar este ano? Senador, Governador, Deputado federal, Deputado estadual, ....acho que é só isso, né?
- É isso mesmo.
- Muita gente. Será que esqueci de mais alguém?
- Acho que não.
- Então é Senador, Governador, Deputado federal, Deputado estadual......Ih! PRESIDENTE! Tinha me esquecido do PRESIDENTE.....Então é Presidente, Senador, Governador, Deputado federal e Deputado estadual.. Acho que agora acabou. Qual será o dia das eleições?
- Acho que 3 de outubro.
- Ah, tá...
-------------------------------------
Pode até parecer brincadeira, mas este é um retrato fiel da relação entre o nosso povo, independente da escolaridade, e a política brasileira. Estamos cercados de pessoas ora indiferentes com a política brasileira ora alienadas para com as funções que exercem os políticos profissionais.
Vejamos o caso do candidato "Tiririca" que está cotado para ser uma das maiores votações em São Paulo para deputado federal. "Tiririca", comediante brasileiro, faz uma pergunta ao telespectador durante o horário eleitoral:
- Você sabe o que faz um deputado federal?
Ele mesmo responde pelo telespectador:
- Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto!
Muitas gargalhadas daqueles que se identificaram com a resposta, pois acredito que poucas pessoas sabem para que "serve" ou qual a função de um deputado, senador, governador e até do presidente da república.
No final, ele ainda solta esta pérola: "Vote em Tiririca, pior do que tá não fica."
Alguns até abertamente dizem que vão votar no candidato "Tiririca" por achá-lo o mais sincero de todos os candidatos.
Outros dizem quer é melhor votar num "palhaço", do que num político comum que promete mundos e fundos. Digo de antemão que não tenho nada contra ele. Acho-o até engraçado e só.
Mas é bom refletirmos para qual lado estamos levando a "democracia" brasileira...O que estamos fazendo com nossas escolhas? Quais são os nossos ideais, nossas expectativas, nossos sonhos para um país melhor? Por que ainda nos vemos tão fora de órbita nas questões políticas e tudo que elas envolvem. Somo NÓS que pagamos os serviços públicos. Somos NÓS que votamos nesses candidatos. Somos NÓS que pagamos os salários destes senhores e senhoras. Também somos NÓS que reclamamos constantemente de nossa política. Somos NÓS que também devemos mudá-la. Os pessimistas podem até dizer: - Mudar para quê ou para quem? Não há ninguém livre das denúncias de corrupção. O cenário é caótico. Precisamos de ideias novas, projetos novos e consistentes, planejamentos, competência, ética, responsabilidade e etc. Precisamos de alguém que pense no povo não como um objeto para se barganhar medidas assistencialistas que não resolvem nada a longo prazo. Muitos são iludidos por bolsas daquilo e disso, políticas "populistas"...Resultado = Empresariado cada vez mais rico, pobres cada vez mais pobres. E tragam a Copa do Mundo, as olimpíadas, show de pop star. É, nosso amigo candidato disse que "pior do que tá não fica." Mas vai ficar se não abrirmos os olhos e percebermos a responsabilidade do que é o ato de se votar.
A PROPÓSITO:
Presidente - função:
O presidente da república é o chefe do poder executivo federal.
Texto de minha autoria, ainda sem revisão.
Prezado amigo
ResponderExcluirFique ligado! Dia 06/10 termina o 1º turno no TOPBLOG.
Clique no link e vote no Saiba História.
http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=116942#116942
Olá! Estou no 2º turno do prêmio TopBlog 2010. Clique no link e deixe lá o seu voto http://migre.me/1xmPf
ResponderExcluirMuito obrigado!