domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ensino Médio Inovador: o que você acha?

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa do Ensino Médio Inovador. Veja do que se trata neste trecho extraído do site do governo federal:


"O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.



A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda da proposta associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno."

O blog Jovens na História tem como opinião que se deve estudar melhor esta proposta de um "Ensino Médio Inovador" porque sabemos o quanto é deficitária a nossa educação. No programa, aumenta-se a carga horária e oferece a opção do aluno escolher 20% do que se quer fazer. A iniciativa parece ser boa para quem pensa em tornar o ensino mais dinâmico e não uma forma padronizada de certo ou errado, com uma enxurrada de informações sem a menor utilidade. Modernizar é preciso porque o próprio mundo se moderniza. Contudo, esperamos que se a proposta entrar em vigor com força, que seja feita uma pesquisa para se saber os reais resultados deste programa na educação (escola, funcionários, pais e alunos). Assim, pode-se tirar as possíveis conclusões para um melhor desenvolvimento de nosso ensino.

.:: O Jovens na História quer saber o que você acha desta iniciativa !::.

--> Responda a nossa <<<< ENQUETE >>>>> na barra do menu ao lado ======>

Um comentário:

  1. Sou professora em uma escola estadual no MA. Pelo menos na minha escola não acontecem as açoes dos profs com relação ao ensino medio inovador, pois n há um efetivo interesse da direção e coordenação p isso. Nós professores fazemos o possível, mas n da para darmos o conteudo normal e ainda assim nos engajarmos no e.m.i.
    Aqui esse projeto está parado

    ResponderExcluir