quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

2010: pare o ano que eu quero descer?




Queridos amigos do Jovens na História,

Confesso que fiquei ausente durante este período de férias, mas trago muitas novidades para nosso blog. Antes de mais nada gostaria de esclarecer o título deste post que é apenas uma indagação com relação a uma frase inteligente de um chargista do jornal O Globo. Afinal de contas, o ano de 2010 mal começou e com muitas enchentes no Brasil e no mundo, chegando a atingir cidades históricas, como São Luiz do Paraitinga em São Paulo, e até, nas redondezas de Macchu Pichu no Peru,fato este que me deixou aflita.

Mas, mais aflição ainda foi ver como o Haiti, ex-colônia espanhola e de forte influência francesa, posteriormente; foi brutalmente destruída por um terremoto. Ainda é comovente a situação deste país cujos habitantes disputam sacos de alimentos, garrafas de água e se revezam em barracas no meio da rua para dormir.

Impressionante como a primeira colônia latino-americana a ser tornar independente por uma revolta de escravos contra seus senhores, tenha sido levada ao esquecimento sendo considerada uma das nações mais pobres do mundo atualmente.O mundo hoje volta seus olhos para a ilha de São Domingos (Haiti) diante da tragédia, mas fica aqui nossas perguntas que não querem calar:
1. Por quê o Haiti não recebeu ajuda dos países ricos como, por exemplo, dos EUA, antes do desastre?
2. O presidente Lula chegou a comentar sobre uma bolsa para os haitianos, parecida com a bolsa família que equivale a alguns trocados para famílias pobres brasileiras. Quais são os verdadeiros interesses brasileiros na ajuda aos haitianos?
3. Com a terra devastada pela chuva e sem nenhuma expectativa de emprego, como o povo haitiano ficará em um país totalmente desestruturado? Será que os países ricos como a Espanha, a França e o próprio EUA, já pensaram numa maneira eficaz de ajudá-los; já que em épocas anteriores, esta mesma ilha foi explorada por eles?

.::Sugestão::.
-> Estude a História do Haiti e comente nossas perguntas. Fique à vontade !

Fica o nosso desejo de esperança para o Haiti.

Observações:
  • A primeira foto retrata uma praia paradisíaca no Haiti. Este é um universo da ilha que muitas das vezes não é retratado, e que com planejamento, poderia atrair investidores no setor turístico.
  • A segunda foto é do Washington Post, que retrata uma menina haitiana como símbolo de esperança para o país devastado.

.::.Como ajudar o Haiti ?.::.







Nome: Embaixada do Brasil no Haiti


Banco: Banco do Brasil


Agência:1606-3


Conta:91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
Conta: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

Nome: Movimento Viva Rio
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1769-8
Conta: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28






Nenhum comentário:

Postar um comentário