sexta-feira, 21 de maio de 2010

Por que Xiitas e Sunitas são rivais? Revista Aventuras na História


Curta esta matéria da revista Aventuras na História aqui no blog:

Dúvida Cruel

Por que xiitas e sunitas são rivais?

por Mário Araujo
Por que xiitas e sunitas são rivais?
Israel Maria dos Santos Segundo,
Caicó, RN
A rivalidade surgiu por volta do ano 632, na disputa pela sucessão de Maomé, logo após sua morte. A divergência principal é política: está relacionada à linhagem dos primeiros líderes da comunidade islâmica. “A separação entre o político e o religioso, porém, comum no Ocidente, nem sempre foi tão clara em Estados religiosos”, afirma o historiador Frank Usarski, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Os xiitas compõem cerca de 15% dos muçulmanos. Eles crêem que só descendentes diretos de Maomé podem ser considerados imãs – guias espirituais que interpretam fielmente o livro sagrado Alcorão – e manter o califado, nome dado ao Estado no mundo islâmico, onde o líder acumula as atividades políticas e religiosas. Para eles, Ali, casado com Fátima, a filha de Maomé, teria dado início à genealogia dos imãs.
Já para os sunitas – partidários dos primeiros califas, desde Abu Bakr (califa entre 632 e 634) –, o califado deve ser liderado pelos considerados pela comunidade como dignos do cargo.
O islamismo tem outros grupos, como bahais e drusos. Para todos, só há um Deus, que é Alá. Maomé é aquele que revelou a mensagem de Alá e o Alcorão é o livro sagrado. A diferença surge quanto à aceitação do Suna como texto sagrado e na forma de interpretação de alguns trechos do Alcorão.


Um comentário:

  1. Olá,

    Sou Judia, portanto conheço um pouco da cultura muçulmana por força da difícil convivência entre meu povo e os árabes. Sua iniciativa em esclarecer os paradoxos religiosos do Islã ajuda esclarecer as importantes diferenças sociais e do desenvolvimento humano entre as culturas e seus cidadãos.

    Desejo-lhe a Paz.
    Adelle

    ResponderExcluir